Definição – O que significa Dual Processor (DP)?
Um processador duplo (DP) é um sistema que inclui dois processadores físicos separados na mesma estrutura. Em sistemas contendo processadores duplos, cada processador físico pode estar localizado na mesma placa-mãe ou em placas-mãe diferentes. Ambos os processadores físicos podem incluir vários núcleos.
Os DPs são usados principalmente para aumentar a velocidade e executar tarefas de virtualização e multitarefa.
Definirtec explica Dual Processor (DP)
Os principais benefícios do processador duplo são os seguintes:
- Velocidade: Como principal vantagem, a melhoria da velocidade ao usar um segundo processador é notável, em comparação com o desempenho de um computador que usa um único processador. No entanto, o sistema operacional (SO) deve ser compatível com a configuração de processador duplo, ou o aplicativo de software relacionado não funcionará corretamente. O uso de um processador duplo melhora consideravelmente a velocidade geral, mas não dobra a potência do processador.
- Multitarefa: uma das principais vantagens ao configurar um processador duplo, pois permite que os usuários executem várias tarefas simultaneamente. Por exemplo, os usuários podem facilmente codificar um vídeo em segundo plano enquanto jogam um videogame ou realizam uma tarefa rica em gráficos.
- Virtualização: refere-se ao processo de execução simultânea de vários sistemas operacionais em um único computador. Por exemplo, sistemas operacionais como Windows, Mac e Linux podem ser usados simultaneamente no mesmo sistema sem reinicializar. A virtualização é um processo de alto desempenho que requer alta velocidade de processamento. O uso de processadores duplos ajuda a manter a velocidade normal do computador, embora vários sistemas operacionais sejam executados ao mesmo tempo.