Definição – O que significa Raster Image Processor (RIP)?
Um processador de imagem raster é uma ferramenta de processamento ou recurso para gráficos raster ou bitmap. Ao lidar com imagens raster, um processador de imagens raster trabalha com conjuntos de pixels ou bits que são programados para exibição monocromática ou colorida. Esse tipo de ferramenta geralmente envia a imagem processada para uma impressora ou trata da transferência entre vários tipos de hardware.
Definirtec explica Raster Image Processor (RIP)
Um processador de imagem raster pode transformar uma imagem vetorial em uma imagem raster, migrar uma imagem raster de diferentes resoluções ou usar vários tipos de filtros para manipular uma imagem.
A ideia por trás de um arquivo raster é que cada pequeno pedaço da tela seja coordenado por informações de cores cuidadosamente programadas. Formatos como BMP e JPEG ilustram a técnica de imagem raster. As imagens raster podem ser difíceis de alterar e salvar e, normalmente, o processador de imagens raster deve fornecer técnicas abrangentes para lidar com esses tipos de arquivos relativamente inflexíveis. No entanto, a ideia de uma imagem raster foi uma parte fundamental da evolução gráfica durante os últimos 30 anos de programação e ficou evidente nos programas de exibição visual da década de 1980, onde os usuários se familiarizaram com o manuseio de gráficos por meio de softwares como MacPaint e MS Paint.