Definição – o que significa processador de dados?
Um processador de dados é uma pessoa que processa dados em nome de um controlador de dados. Um controlador de dados decide o propósito e a maneira a ser seguida para processar os dados, enquanto os processadores de dados mantêm e processam os dados, mas não tem qualquer responsabilidade ou controle sobre esses dados.
Máquinas que realizam operações em dados, como calculadoras ou computadores, também podem ser consideradas processadores de dados e agora os provedores de serviços de nuvem também podem ser rotulados como processadores de dados.
Definirtec explica o processador de dados
Os processadores de dados obtêm, mantêm e processam dados. Eles executam certas operações nos dados que podem incluir a organização, alteração ou adaptação dos dados, a recuperação e uso dos dados, a divulgação dos dados conforme necessário e para combinar, bloquear, apagar e realizar outras operações semelhantes. Os processadores de dados não precisam cumprir as regras que dizem respeito à coleta e ao uso de dados, pois isso se destina principalmente aos controladores de dados. A única responsabilidade do processador de dados é processar os dados de acordo com as instruções, sem assumir a propriedade dos dados. Os processadores de dados pegam os dados como entrada, os processam e geram a saída. Isso é verdadeiro tanto para máquinas quanto para seres humanos, o que quer que esteja processando os dados.
Freqüentemente, empresas de pesquisa de mercado, empresas de folha de pagamento e até mesmo contadores processam informações de natureza pessoal, mas em nome de terceiros. Portanto, eles podem ser considerados processadores de dados.