Definição – O que significa Problema do caixeiro viajante (TSP)?
O problema do caixeiro viajante (TSP) é um problema matemático popular que pede a trajetória mais eficiente possível, dado um conjunto de pontos e distâncias que devem ser todos visitados.
Em ciência da computação, o problema pode ser aplicado à rota mais eficiente para os dados viajarem entre vários nós.
Definirtec explica o problema do caixeiro viajante (TSP)
Em termos de entrada, o problema leva uma lista de locais físicos ou nós do sistema, junto com informações de distância. Algoritmos e equações atuam no processo de identificação dos caminhos mais eficientes possíveis entre os locais. Os programas de computador podem fazer isso por meio do processo de eliminação ou por meio de um processo denominado heurística, que fornece resultados de probabilidade para esse tipo de equação.
Nos primórdios dos computadores, o problema do caixeiro viajante era um exemplo das muitas tarefas que os computadores podiam realizar com mais eficiência do que os humanos. Um programa de computador simples escrito em quase qualquer linguagem de programação pode fornecer resultados excelentes e reais para resolver o problema do caixeiro viajante com qualquer grau razoável de complexidade.
Na TI moderna, a própria equação tem aplicações na identificação de métodos de otimização de rede ou hardware. Por exemplo, na imensamente complexa Internet global, o problema do caixeiro viajante pode ser usado para calcular as trajetórias mais eficientes para pacotes de dados sendo roteados para qualquer lugar no sistema. O mesmo se aplica às redes privadas.