Definição – O que significa o Problema do ano 2000 (Y2K)?
O problema do ano 2000 (Y2K) era uma situação problemática enfrentada por arquivos e sistemas digitais (e alguns não digitais) devido à prática de usar os dois últimos dígitos em vez de quatro dígitos ao indicar o ano em uma data. Isso resultou em 2000 indistinguível de 1900 por um sistema afetado. Isso afetou particularmente as máquinas que lidam com eventos em tempo real e exibição de datas.
O problema do ano 2000 também é conhecido como bug do ano 2, bug do milênio, problema do ano 2 ou colapso do século.
Definirtec explica o problema do ano 2000 (Y2K)
Para economizar memória, os primeiros computadores e dispositivos eletrônicos digitais foram programados para usar apenas os dois últimos dígitos do ano. Isso acabou sendo um erro caro, porque o ano de 2000 foi visto por essas máquinas como o mesmo de 1900. Uma quantia estimada de $ 300 bilhões foi gasta para atualizar os sistemas antes de dezembro de 1999 para torná-los compatíveis com o Y2K.
O problema do Y2K causou grande preocupação e algum pânico absoluto no período que antecedeu 1 de janeiro de 2000. Alguns acreditavam que quase tudo que era alimentado por computadores funcionaria mal ou simplesmente deixaria de funcionar, incluindo sistemas bancários, redes de energia, tráfego luzes e sistemas de comunicação, levando ao caos.
Embora tenha havido alguns problemas de funcionamento documentados devido ao problema do Y2K, eles eram relativamente poucos e não causaram problemas generalizados.