Definição – o que significa Primeira forma normal (1NF)?
A primeira forma normal (1NF) define as regras fundamentais para a normalização do banco de dados e se relaciona a uma única tabela em um sistema de banco de dados relacional. A normalização segue três etapas básicas, cada uma com base na última. O primeiro deles é a primeira forma normal.
A primeira forma normal afirma que:
- Cada coluna da tabela deve ser única
- Devem ser criadas tabelas separadas para cada conjunto de dados relacionados
- Cada tabela deve ser identificada com uma coluna única ou colunas concatenadas chamadas de chave primária
- Nenhuma linha pode ser duplicada
- nenhuma coluna pode ser duplicada
- nenhuma interseção de linha / coluna contém um valor nulo
- nenhuma interseção de linha / coluna contém campos de vários valores
Definirtec explica a primeira forma normal (1NF)
A primeira etapa para confirmar 1NF é modificar colunas de vários valores para garantir que cada coluna em uma tabela não tenha mais de uma entrada.
A pesquisa de registros com entradas duplicadas é complexa. Para superar essa situação, todos os registros envolvidos em uma tabela de banco de dados relacional devem ser identificados por um valor único que terá uma coluna separada (ou atributo). Essa chave exclusiva é chamada de chave de índice e é usada para localizar dados para recuperação ou outra manipulação.
Ter uma chave exclusiva não resolve os requisitos de 1NF. De acordo com as regras, não pode haver várias entradas em um único campo. Por exemplo, em uma tabela de dados de informações do cliente, um único campo pode ter permissão para armazenar várias entradas, como quando um cliente tem vários números de telefone. Isso é uma violação das regras 1NF. Este problema específico em nosso exemplo pode ser resolvido criando um índice de ID do cliente na tabela principal e, em seguida, adicionando uma tabela separada que possui uma coluna para os números de telefone e outra coluna para o ID do cliente.
Isso permite o uso adequado de consultas relacionais para extrair dados de um banco de dados relacional. Os campos de entrada nulos ou com várias entradas causam problemas com a manipulação e extração de dados, portanto, o processo de normalização remove a ambigüidade.
Remover valores repetidos de uma tabela é a próxima etapa em direção à primeira forma normalizada. Os valores repetidos podem ser movidos para uma nova tabela.
A etapa final na implementação da primeira forma normal é manter a atomicidade dos dados. Cada campo individual deve conter o menor elemento de dados possível para facilitar a classificação e a pesquisa. Por exemplo, a coluna de data pode ser separada em dia, mês e ano.
As tabelas que satisfazem a primeira forma normal também podem conter campos funcionalmente dependentes. Existe dependência funcional entre dois campos quando o valor no campo 1 determina o valor no campo 2 e há apenas um valor no campo 2. Nesse caso, o campo 2 é funcionalmente dependente do campo 1.
As tabelas que satisfazem as formas normais superiores (segunda, terceira e quarta) seguem necessariamente a primeira forma normal, mas o inverso não é verdadeiro. Todas as tabelas em conformidade com a primeira forma normal podem não seguir as formas normais superiores, pois as formas normais superiores incluem regras ainda mais restritivas.