Definição – O que significa Prevenção de perda de dados (DLP)?
A prevenção contra perda de dados (DLP) se refere à identificação e monitoramento de dados confidenciais para garantir que sejam acessados apenas por usuários autorizados e que haja salvaguardas contra vazamentos de dados. As principais ameaças internas, bem como leis estaduais de privacidade mais rigorosas, desencadearam a adoção do DLP em 2006.
Definirtec explica Prevenção contra perda de dados (DLP)
DLP é um método de inspecionar e impedir que dados confidenciais saiam do perímetro permitido. Os sistemas DLP se preocupam apenas com os dados que passam por algum tipo de dispositivo de gateway de perímetro, como por meio de e-mails, mensagens instantâneas e aplicativos Web 2.0.
DLP tem os seguintes recursos principais:
- É configurável com correção automática. De uma perspectiva financeira, isso pode reduzir significativamente as despesas associadas à correção. A correção automática pode ser diferente dependendo do tipo de atividade envolvida. Por exemplo, o usuário pode optar por criptografar, colocar em quarentena, bloquear e / ou notificar o remetente no caso de um e-mail. A maioria das funções mencionadas anteriormente podem ser concluídas usando um produto de e-mail protegido.
- Ele pode transferir dados para um local seguro se os dados estiverem localizados em uma área desprotegida.
- Ele elimina a necessidade de pesquisas manuais do usuário por meio do uso do servidor / diretório ativo LDAP. Este recurso é comum entre todos os fabricantes de DLP.