Pretexto

Definição – o que significa pretexting?

Pretexting é uma técnica de engenharia social na qual uma situação fictícia é criada com o objetivo de obter informações pessoais e confidenciais de um indivíduo desavisado. Geralmente envolve pesquisar um alvo e fazer uso de seus dados para falsificação de identidade ou manipulação. Os dados pessoais podem incluir números de segurança social (SSN), nomes de usuário, senhas ou outras informações privilegiadas.

Definirtec explica pretexting

Um aspecto importante do pretexto é estabelecer a confiança do alvo. Como informação é poder, a pesquisa é o aspecto mais importante do pretexto. Por exemplo, a capacidade de se passar por um representante de suporte técnico ou operador de telemarketing é inútil se um alvo específico não aceitar chamadas desconhecidas.

Normalmente são utilizadas chamadas de prestadores de serviços de cartões de crédito, empréstimos e seguros. Nesses casos, um alvo pode ser solicitado a ignorar a papelada e aplicar e concordar com os termos de serviço por telefone. Sob um pretexto de fraude, um chamador fraudulento provavelmente terá algumas dessas informações, mas solicitará outros detalhes. Por exemplo, um chamador pode solicitar um SSN ou até mesmo nomes de usuário e senhas associados a uma conta bancária.

Chamadas legítimas são facilmente identificáveis ​​porque um chamador conhece as informações de um indivíduo e pedirá apenas uma confirmação de acordo para concluir uma transação.