Definição – o que significa Prescrição de Postel?
A prescrição de Postel é uma ideia comumente citada em TI, particularmente no design da internet, que discute como projetar protocolos e especificações para sistemas. Foi nomeado em homenagem ao cientista da computação americano Jon Postel.
A prescrição de Postel afirma que os sistemas devem ser “liberais no que aceitam e conservadores no que enviam”.
Definirtec explica a receita de Postel
A prescrição de Postel também foi chamada de “máxima IETF” (descrevendo o funcionamento da Força-Tarefa de Engenharia da Internet) e “princípio de engenharia da Internet”, bem como a “regra liberal / conservadora” de implementações de rede. A ideia é que os sistemas sejam capazes de lidar com uma diversidade de entradas, fornecendo também regras rígidas e rápidas para os processos.
No mundo atual da Internet, a prescrição de Postel gerou, na verdade, certa controvérsia. Os críticos da ideia sugerem que, embora a prescrição de Postel possa ter sido boa para os primeiros dias da internet, onde uma certa quantidade de tolerância a falhas era necessária, a ideia de aceitar entradas diversas pode ter prejudicado alguns processos de manutenção de padrões e especificações ao longo do tempo prazo. Essa crítica sugere que agora, com o uso heterogêneo de protocolos de internet em um sistema tão grande e inerentemente caótico, deve haver menos tolerância a diferentes tipos de “script com erros”. Alguns também sugerem que os fãs de Postel deveriam prestar mais atenção às suas outras contribuições para a engenharia da internet do que a um ditado que alguns acreditam ter sido interpretado um tanto fora do contexto. No entanto, em muitos sentidos, a prescrição de Postel tem sido uma filosofia orientadora para o desenvolvimento da Internet.