Definição – o que significa PowerPC?
O PowerPC é uma arquitetura de CPU baseada em computação com conjunto de instruções reduzido (RISC) que foi criada pela Apple, IBM e Motorola em 1991. As três empresas formaram uma aliança conhecida como AIM. O termo PowerPC significa otimização de desempenho com RISC aprimorado, também conhecido como computação de desempenho.
O PowerPC também é um conjunto de instruções em evolução que foi renomeado como Power ISA desde 2006 e vive como uma arquitetura legada. CPUs PowerPC foram popularizadas em parte pela Apple devido ao seu uso em estações de trabalho Macs 1994-2006, antes de a Apple adotar as CPUs Intel. No entanto, o PowerPC foi usado pela primeira vez em estações de trabalho IBM RS / 6000, que executavam um sistema operacional baseado em Unix.
Definirtec explica PowerPC
Quando a arquitetura do microprocessador PowerPC foi projetada, ela foi criada como uma arquitetura de padrão aberto, e outras empresas foram convidadas a construir sobre ela. O RISC é baseado no princípio de que as instruções de computação mais simples são aquelas executadas com mais frequência. No entanto, as CPUs também foram projetadas com conjuntos de instruções mais complicados em mente, permitindo operações mais simples e rápidas e a capacidade de executar mais instruções por velocidade de clock.