Definição – o que significa portabilidade de aplicativos em nuvem?
A portabilidade de aplicativos em nuvem é um conceito em computação em nuvem que se refere à capacidade de mover aplicativos entre fornecedores de nuvem com um nível mínimo de problemas de integração.
A portabilidade de aplicativos em nuvem lida com os problemas de plataforma cruzada em uma plataforma de solução de computação em nuvem, particularmente aplicativos centrados em software como serviço (SaaS) e plataforma como serviço (PaaS).
Definirtec explica a portabilidade de aplicativos em nuvem
A portabilidade de aplicativos em nuvem é o grau de extensão em que certos provedores de soluções em nuvem projetam aplicativos que podem ser transferidos para outros provedores e a implementação de plataforma operacional de back-end padronizada e não proprietária para habilitar aplicativos de vários fornecedores.
A portabilidade do aplicativo em nuvem reduz o risco de dependência do fornecedor e garante que o aplicativo SaaS seja construído sobre padrões abertos e seja portátil na maioria das plataformas operacionais em nuvem. Seja em um modelo tradicional ou em um modelo de nuvem, os fornecedores de software obviamente desejam prender os clientes. Dado que uma grande parte do modelo de computação em nuvem trata de libertar uma organização da infraestrutura proprietária, só faz sentido que os padrões abertos sejam desejáveis. Na prática, porém, a portabilidade é sempre mais complexa.