Definição – o que significa portabilidade?
Porting é o processo de adaptação do software em um ambiente para o qual ele não foi originalmente escrito ou pretendido para execução. O termo é usado de forma intercambiável quando se refere às alterações feitas no hardware quando ele precisa ser compatível com outros ambientes.
Definirtec explica Porting
O software é considerado portátil quando o custo de portá-lo para um novo ambiente ou plataforma é razoavelmente menor do que escrever o software do zero. Os desenvolvedores de software frequentemente afirmam que seu produto é portátil, o que implica que não será necessário muito esforço para que ele funcione na plataforma do cliente. As três plataformas preferidas são as da Microsoft, Apple e UNIX, tornando mais fácil desenvolver software portátil. Ainda assim, no mercado de sistemas embarcados, a portabilidade continua sendo um problema significativo. Para simplificar a portabilidade, os compiladores modernos são convertidos em um código intermediário independente da máquina.
Porting também é usado para se referir ao processo de conversão de um jogo de computador para uma plataforma independente.