Portabilidade

Definição – o que significa portabilidade?

A portabilidade, em relação ao software, é uma medida de quão facilmente um aplicativo pode ser transferido de um ambiente de computador para outro. Um aplicativo de software de computador é considerado portátil para um novo ambiente se o esforço necessário para adaptá-lo ao novo ambiente estiver dentro de limites razoáveis. O significado do termo abstrato ‘razoável’ depende da natureza da aplicação e é freqüentemente difícil de expressar em unidades quantificáveis.

A frase “para portar” significa modificar o software e torná-lo adaptável para funcionar em um sistema de computador diferente. Por exemplo, portar um aplicativo para Linux significa modificar o programa para que ele possa ser executado em um ambiente Linux.

Portabilidade refere-se à capacidade de um aplicativo se mover entre ambientes, não apenas entre plataformas. Para esclarecer, uma plataforma de computador geralmente se refere ao sistema operacional e hardware de computador apenas. Um ambiente de computador é muito mais amplo e pode incluir o hardware, o sistema operacional e as interfaces com outros softwares, usuários e programadores.

Definirtec explica portabilidade

A portabilidade é uma forma de reutilização. Alguns tipos de software são conhecidos por serem menos portáteis do que outros. Um exemplo de software que não é portátil seria o código assembly, uma vez que o código assembly é específico para o tipo de processador. Nenhum software é perfeitamente portátil porque todos os softwares têm limitações.

Algumas linguagens de programação são bastante portáveis, por exemplo, a linguagem C. Os compiladores C estão disponíveis para a maioria dos sistemas operacionais, o que, por sua vez, torna os programas C muito portáteis. Essa portabilidade de programas em linguagem C resultou em alguns programadores reescrevendo seus programas e recompilando-os em C para torná-los muito mais portáteis.

A portabilidade também é usada para descrever a flexibilidade do uso de dados. Alguns formatos de arquivo são menos portáveis ​​do que outros. Por exemplo, para visualizar arquivos com formatos de arquivo como PDF ou JPEG, os formatos dependem da disponibilidade de aplicativos de software apropriados.