Definição – O que significa Porta Tronco?
Uma porta de tronco é um tipo específico de porta em um switch de rede que permite que os dados fluam por um nó de rede para várias redes locais virtuais ou VLANs. Pense na porta tronco como um “pacote” de ramos individuais ou capilares em uma conexão de rede de telecomunicações.
A rede VLAN típica é composta de nós de rede virtualizados. Por outro lado, a rede tradicional era uma série de peças de hardware conectadas entre si, onde cada uma era seu próprio nó de rede.
Agora, pelo princípio da virtualização, essas peças de hardware podem ser dotadas de partições virtuais por meio de “lógica extra”, para alterar a forma como tratam os dados.
Definirtec explica Trunk Port
A “porta de tronco” se baseia na ideia básica de “entroncamento” – que uma única conexão ponto a ponto pode lidar com dois tipos diferentes de tráfego. Nesse caso, isso significa lidar com o tráfego para mais de uma VLAN.
O conceito de entroncamento foi popularizado em PBX e VoIP com entroncamento SIP e outras inovações de telecomunicações para permitir que um único gateway forneça dados e voz a vários terminais de usuários individuais. Agora está sendo usado para facilitar o tráfego de VLAN múltiplo em nós de rede virtualizados.
Portas de tronco e camada OSI 2
O entroncamento das VLANs envolvidas ocorre na camada 2 do modelo OSI, que designa sete camadas diferentes para as transmissões de rede. A camada 2 é conhecida como “camada de enlace de dados” e é normalmente usada para transmissão e sinalização MAC entre nós de uma rede interna.
Em contraste, a camada 3 é freqüentemente usada para roteamento IP segmentado. A maneira básica de ver isso é que a camada 2 é muito mais voltada para atividades de rede interna, onde a camada 3 utiliza o sistema IP de uma maneira mais externa.
Métodos de Transmissão
Para acomodar o entroncamento VLAN, a porta do tronco roteia um pacote de dados que contém uma etiqueta no cabeçalho do quadro. Esta etiqueta designa para qual VLA o pacote deve ser roteado.
Esta é a maneira fundamental de o sistema saber para onde enviar cada pacote à medida que ele prossegue pelo tronco comum. Essas tags de identificação exclusivas são tags 802.1Q ou tags Inter-Switch Link (ISL).
É interessante notar que a porta de tronco pode transportar pacotes não marcados simultaneamente com pacotes marcados.
Misturar e combinar
É importante observar que, ao usar portas de tronco para entroncamento de VLAN, o padrão é que todos os dados fluam para todas as VLANs. No entanto, é possível para os engenheiros calibrar manualmente as configurações de maneira diferente, onde eles podem interromper o tráfego de e para uma VLAN individual.
Uma interface Ethernet pode funcionar como uma porta de tronco ou como uma porta de acesso, mas não ambas ao mesmo tempo.
Configurações e estruturas
A versatilidade de uma porta de tronco e de um tronco de VLAN pode ser mostrada por meio de vários fluxogramas de dados que mostram como as VLANs são encadeadas e usam recursos comuns.
De certa forma, isso remonta aos dias da topologia de rede de hardware, onde peças individuais de hardware eram conectadas em topologias ou estruturas designadas, incluindo uma topologia de barramento, uma topologia em estrela, uma topologia em anel ou outras configurações discretas.