Definição – o que significa porta serial?
Uma porta serial é uma interface que permite a um PC transmitir ou receber dados um bit de cada vez. É um dos tipos mais antigos de interface e já foi comumente usado para conectar impressoras e modems externos a um PC. As portas seriais modernas são usadas em instrumentos científicos, sistemas de loja, como caixas registradoras e aplicativos como sistemas de maquinário industrial.
Em comparação com uma porta paralela, a taxa de transferência de dados de uma porta serial é mais lenta.
Definirtec explica a porta serial
Normalmente, uma porta serial é uma porta macho, enquanto uma porta paralela é uma porta fêmea. As configurações de recursos do sistema são escolhidas para cada porta e são identificadas por COM1, COM2, COM3, COM4 e assim por diante. Cada posição COM representa uma entrada / saída (I / O) e um endereço de solicitação de interrupção (IRQ). O endereço de E / S transfere e recebe dados de e para um dispositivo periférico, como um mouse ou teclado.
O padrão da porta serial é RS-232. Este padrão é usado para transmitir comunicação serial entre dispositivos, que geralmente são chamados de equipamento de comunicação de dados (DCE) e equipamento terminal de dados (DTE). A porta serial usa um conector de nove pinos (DE-9) ou um conector de 25 pinos (DB-25). Originalmente, o padrão usava 25 pinos. Como muitos dos pinos não eram usados e eram bastante volumosos, o conector DE-9 menor se tornou popular.
Uma comunicação de velocidade mais alta era necessária para a comunicação serial, como unidades externas de armazenamento de dados. Em 1998, o Universal Serial Bus (USB) e o FireWire introduziram interfaces mais rápidas. Essa nova tecnologia poderia transferir dados em altas taxas no mesmo barramento, chamada de daisy chain.
Hoje, a porta serial raramente é usada, mas pode ser encontrada como um dispositivo de comunicação para receptores GPS, displays de texto LED e LCD, leitores de código de barras e monitores de tela plana.