Porta lógica

Definição – O que significa Logic Gate?

Uma porta lógica é uma variedade de interruptores controlados eletronicamente que implementam processos de lógica booleana. O processo consiste em uma operação lógica em uma ou mais entradas lógicas que gera uma saída lógica solitária.

Uma porta lógica é composta de resistores e transistores ou diodos. Eles podem realizar operações simples ou altamente complexas unindo uma variedade de portas lógicas. O número máximo de portas lógicas é limitado ao tamanho do circuito integrado (IC) dividido pelo tamanho das portas lógicas. Geralmente, transistores menores geram unidades de processamento central (CPU) mais rápidas e um sistema mais complexo. No entanto, conforme a tecnologia IC melhora, menos portas lógicas são necessárias.

Definirtec explica Logic Gate

Os circuitos integrados podem incluir algumas ou milhões de portas lógicas, como um microprocessador. A maioria das portas lógicas possui duas entradas e uma saída. A entrada e a saída estão no estado zero ou um, dependendo da tensão. Zero, ou estado baixo, está em torno de zero volts e um, ou estado alto, está em torno de +5 volts.

Cada porta lógica tem duas entradas – A e B – excluindo NOT. Cada entrada pode ter um valor zero, que é falso, ou um valor um, que é verdadeiro. A saída é um único valor de zero ou um, dependendo da lógica. A tabela de verdade da porta lógica é a seguinte:

  • AND: Verdadeiro se A e B forem ambos verdadeiros
  • OU: verdadeiro se A ou B forem verdadeiros
  • XOR: verdadeiro se A ou B forem verdadeiros, falso se ambos forem verdadeiros
  • NÃO: Invertido; falso se a entrada for verdadeira, verdadeiro se a entrada for falsa
  • NAND: AND seguido por NOT; falso se A e B forem verdadeiros
  • NOR: OR seguido de NOT; verdadeiro se A e B forem falsos
  • XNOR: XOR seguido de NOT; verdadeiro se A e B forem ambos verdadeiros ou falsos

Como as portas lógicas são físicas, as propriedades não podem ser articuladas em uma tabela verdade, como atrasos de porta. Um atraso de porta é a quantidade de tempo para a saída mudar enquanto a entrada muda. Este tempo não é zero; portanto, um pequeno período de tempo decorre antes que a saída prossiga.