Definição – O que significa Extended Capabilities Port (ECP)?
A porta de recursos estendidos (ECP) é uma porta paralela para computadores pessoais (PCs) que oferece suporte à comunicação bidirecional entre um computador e um dispositivo periférico, como uma impressora. As portas paralelas geralmente podem ser classificadas em quatro tipos diferentes: porta paralela padrão (SPP), porta paralela (PS / 2), porta paralela aprimorada (EPP) e porta paralela estendida (ECP).
Definirtec explica a porta de capacidades estendidas (ECP)
As portas paralelas foram originalmente projetadas para a comunicação entre um computador e uma impressora. A primeira porta paralela foi a porta SPP ou normal, introduzida em 1981. Ela permitia que os dados fluíssem em apenas uma direção e é a mais lenta de todos os tipos de portas paralelas. A porta PS / 2 surgiu em 1987 e essa porta bidirecional era capaz de ler dados do dispositivo periférico para o host. Em 1994, o EPP foi desenvolvido; esta porta paralela bidirecional muito mais rápida transmite grandes quantidades de dados enquanto alterna a direção do canal. O EPP é suportado por uma comunicação bidirecional de 8 bits em velocidades de barramento ISA (Industry Standard Architecture).
O ECP bidirecional foi lançado em 1994 pela Hewlett Packard e pela Microsoft. Os recursos ECP fornecem uma transferência de dados ainda mais rápida do que o EPP. Ao contrário do EPP, ele possui acesso direto à memória (DMA) que permite que certos tipos de dados ignorem um microprocessador, uma compressão de hardware de dados e um buffer de primeiro a entrar / primeiro a sair (FIFO). O FIFO organiza os dados em relação à prioridade e ao tempo.
Com o aumento da diversidade de hardware de porta paralela, as padronizações foram desenvolvidas para evitar problemas de incompatibilidade. O padrão Método de Sinalização Padrão para Interface Periférica Paralela Bidirecional para Computadores Pessoais (IEEE 1284) foi implementado para oferecer suporte ao fluxo de dados bidirecional. O IEEE 1284 especifica cinco modos de operação: modo de compatibilidade, modo nibble, modo byte, modo ECP e modo EPP. Cada modo suporta transferência de dados na direção para trás, para a frente ou bidirecional. Para garantir que a integridade dos dados seja mantida, o IEEE 1284 define o padrão para a interface, cabo e conector.