Definição – O que significa Porta Auxiliar (AUX)?
Uma porta auxiliar (AUX) é um tipo de porta de comunicação padrão em um dispositivo que acomoda sinais de áudio para:
- Leitores de MP3.
- Fones de ouvido e fones de ouvido.
- Microfones.
- Caixas de som .
- E outros dispositivos de áudio, incluindo algumas tecnologias de áudio bastante tradicionais.
Se você conectar alto-falantes, microfones ou fones de ouvido em um dispositivo principal, com a possível exceção de alguns tipos de configurações USB, normalmente você está se conectando por meio do que chamaria de porta auxiliar.
A porta 1 (COM1) do computador em um PC tradicional é normalmente configurada como uma porta auxiliar de áudio. que é a primeira porta serial com uma atribuição pré-configurada para dispositivos seriais.
Uma padronização RS-232 se aplica a vários acessórios de áudio de PC, muitos dos quais são convertidos para o conector de áudio padrão de 3.5 mm ou “1/8 polegada” em vários hardwares periféricos.
Geralmente, o uso dessas portas de áudio requer diferentes tipos de adaptadores e acessórios para compatibilidade com versões anteriores, à medida que os componentes do sistema evoluem de muitos fabricantes diferentes.
Definirtec explica porta auxiliar (AUX)
Aqui está mais sobre como este tipo de sistema funcionava em plataformas de PC tradicionais: o design geral envolveu configurações de recursos do sistema em um PC onde a engenharia os selecionou para cada porta, ou seja: COM1, COM2, COM3, COM4, etc.
Cada local COM tinha um endereço de solicitação de interrupção (IRQ) e uma entrada / saída (E / S).
O endereço IRQ é um sinal enviado de um dispositivo para a unidade de processamento central (CPU) especificando um evento, como um sinal de áudio iniciando ou parando.
Mais recentemente, as portas auxiliares e os conectores auxiliares tornaram-se importantes para a ampla distribuição de música digital, por meio de alto-falantes domésticos ou de automóveis, ou diretamente de um dispositivo. Portanto, o conector auxiliar e sua porta correspondente tornaram-se extremamente úteis para os usuários.
Isso é particularmente verdadeiro no mundo dos smartphones, onde a única tomada auxiliar fornece tantos usos diferentes, por exemplo, assistir filmes ou programação de televisão com áudio de alta qualidade direto para seus fones de ouvido, tocar música em fones de ouvido, participar de chamadas em conferência por meio de um fone de ouvido, etc.
Com isso em mente, uma das mudanças fundamentais mais significativas na filosofia de design do smartphone da Apple ocorreu quando a Apple retirou a porta auxiliar convencional dos modelos mais recentes do iPhone.
Isso exigiu a compra de fones de ouvido especializados e outros equipamentos que se conectam pela porta de iluminação. Embora defendido veementemente pela Apple, a mudança foi impopular entre uma ampla gama de usuários e continua sendo um exemplo de problemas de interface imprevistos que são criados pelo fabricante.
De modo geral, agora que muitos relatórios auxiliares padrão estão se tornando obsoletos, as empresas estão encontrando maneiras de tornar novos sistemas compatíveis com versões anteriores para dispositivos mais antigos, ou em outras palavras, adaptar dispositivos mais antigos para reproduzir música.
Os novos modelos de smartphone têm um design de porta de áudio universal, pelo menos eles tinham até a ideia do Lightning-port-audio aparecer.
Agora, o debate em torno da conectividade de áudio é um grande interesse no mundo dos dispositivos móveis. Cada vez mais, o design sem fio está tornando a porta auxiliar obsoleta.
Outro princípio de design é a “integração” de dispositivos de entrada e periféricos em dispositivos primários. Os exemplos incluem a mudança de webcams conectadas por USB para câmeras embutidas em laptops e a mudança de designs de mouse tradicionais para trackpads e interfaces de tela sensível ao toque.
Agora, usamos menos portas auxiliares, porque há menos dispositivos periféricos para conectá-los.
Tudo isso prefigura um novo conjunto de paradigmas de interface que continuará a evoluir na era do smartphone, onde a porta auxiliar é muito menos uma presença do que costumava ser.