Definição – o que significa porcos e galinhas?
Porcos e galinhas é uma gíria usada no desenvolvimento ágil, ou mais especificamente em scrums, que descreve os diferentes participantes da reunião diária do scrum. O termo é derivado de uma fábula: Um dia, a galinha sugere ao seu amigo, o porco, que abram um restaurante. O porco concorda e pergunta como deveria ser o nome do restaurante. O frango sugere Presunto e Ovos. O porco se opõe, sentindo que o restaurante será um compromisso muito maior para ele; ele terá que ser abatido enquanto a galinha só tem que botar ovos.
A história do porco e da galinha descreve o tipo de pessoa que participa das reuniões diárias do Scrum. Os porcos são aqueles que estão no bloco de desbastamento – as pessoas comprometidas que têm interesses no projeto e são essenciais para seu sucesso ou fracasso. As galinhas são aquelas que participam da reunião, mas não têm relevância direta para a atualização, progresso da reunião ou projeto. Assim, as galinhas são as pessoas que têm algo a dizer, mas geralmente não têm nada a contribuir. Considerados os bisbilhoteiros da reunião, as galinhas geralmente representam de 50 a 80 por cento dos participantes em qualquer reunião.
Definirtec explica porcos e galinhas
A fábula do porco e da galinha é popular no scrum. É usado para representar dois tipos de participantes em uma reunião scrum: aqueles que estão realmente comprometidos em realizar o trabalho e aqueles que estão lá apenas porque querem saber o que está acontecendo com os outros grupos no departamento. As galinhas podem estar envolvidas no projeto geral – e podem até ser porcos por si mesmas – mas são consideradas galinhas quando se intrometem em reuniões envolvendo projetos em que não têm uma função prática.