Ponto quântico

Definição – O que significa Quantum Dot?

Um ponto quântico é um tipo de estrutura atômica / molecular em nanoescala ou um “nanocristal” feito de silício e materiais semicondutores.

Os pontos quânticos emitem luz em comprimentos de onda que são determinados por seu tamanho. O nome “ponto quântico” refere-se ao uso essencial da luz nas formas de partícula e onda. Basicamente, os pontos quânticos são estimulados ou “excitados” por uma fonte de luz externa e refletem a luz, amplificando o brilho existente.

Definirtec explica Quantum Dot

Alguns especialistas descrevem um ponto quântico como uma espécie de “átomo sintético” criado para ser usado na transmissão de luz.

As tecnologias de pontos quânticos estão sendo consideradas para novos produtos, como televisão de última geração ou monitores. Uma das propriedades de venda das configurações de pontos quânticos é que eles podem ser fabricados usando muitos dos mesmos processos usados ​​na fabricação de equipamentos convencionais de LED. Outras alternativas, incluindo diodo orgânico emissor de luz (OLED), podem não permitir a mesma continuidade dos princípios de fabricação. No entanto, uma das desvantagens de usar métodos de pontos quânticos em novos equipamentos de exibição é que, normalmente, os fabricantes teriam que usar uma certa quantidade de cádmio, que é um metal pesado tóxico e rigidamente controlado no mundo atual da manufatura. No entanto, as empresas estão explorando a criação de pontos quânticos sem cádmio para desenvolver essa tecnologia para produtos de consumo.