Definição – o que significa Ponto de venda (PDV)?
Ponto de venda (POS) se refere ao local físico no qual os bens ou serviços são adquiridos e os dados da transação são capturados por meio de caixas registradoras eletrônicas ou outros dispositivos eletrônicos, como leitores de cartão magnético, leitores óticos e de código de barras ou alguma combinação destes.
Definirtec explica Ponto de Venda (POS)
As primeiras caixas registradoras eletrônicas (ECRs) foram os primeiros dispositivos POS com software proprietário e funções limitadas. Em 1973, a IBM anunciou que tinha dois dispositivos POS: IBM 3650 e 3660 Store Systems, que eram controladores de armazenamento para 128 registradores POS. Isso representou o primeiro uso comercial de várias tecnologias: tecnologia cliente / servidor, comunicações ponto a ponto, rede de área local, backup simultâneo e inicialização remota. No ano seguinte, eles foram instalados nas lojas Pathmark e Dillard’s em Nova Jersey.
Hoje em dia, o software POS pode ser executado em muitos tipos de computadores ou dispositivos, desde que você tenha uma conexão com a Internet. Embora os varejistas sejam os usuários predominantes de terminais POS, as empresas de restaurantes e escritórios corporativos e hotéis também empregam muitos terminais POS e periféricos inovadores e personalizados. Os principais requisitos para software POS moderno incluem facilidade de uso, processamento rápido, suporte remoto, confiabilidade, baixo custo e funcionalidade rica.