Definição – o que significa ponto de inserção?
Em uma interface digital, o ponto de inserção é o ponto em que letras, números ou outras entradas digitadas serão inseridas e exibidas na tela. Alguns dos exemplos mais comuns de pontos de inserção envolvem programas como processadores de texto, planilhas e caixas de texto em formulários da web, onde o ponto de inserção é freqüentemente chamado de “cursor” e na maioria das vezes aparece como uma linha vertical piscando.
Definirtec explica o ponto de inserção
O ponto de inserção ou cursor tem uma história muito proeminente na era do computador pessoal. Os primeiros computadores pessoais tinham um ponto de inserção que era uma parte significativa da interface da linha de comando – essencialmente, quando o computador foi inicializado, o ponto de inserção como um cursor piscante foi uma das primeiras coisas que apareceram. Os usuários gerenciavam o ponto de inserção por meio de uma série de linhas de comando e o processo era visualmente direto.
Com algumas interfaces mais modernas, há muito mais complexidade e pode ser mais difícil descobrir onde está o ponto de inserção em um determinado momento. Em alguns sentidos, a tecnologia está indo além da era do cursor e entrando em um novo ambiente onde a tela de toque e outras interfaces modernas estão assumindo o controle. No entanto, os engenheiros sempre têm que fornecer esse ponto de inserção como orientação para o usuário, ou vão encontrar grandes problemas de usabilidade. Com isso em mente, o ponto de inserção é um componente fundamental fundamental das maneiras como as pessoas usam quase qualquer tecnologia digital.