Definição – o que significa ponto de troca de serviço (SSP)?
Um ponto de comutação de serviço (SSP) é um ponto final usado por um sistema de telecomunicações, como centrais telefônicas, e executa o processamento de chamadas que começam, tandem ou terminam naquele local. Os SSPs podem ser conectados uns aos outros usando links do Sistema de Sinalização nº7 (SS7). Os SSPs podem produzir ou receber mensagens SS7 para transferir informações relacionadas à chamada. Eles também podem enviar consultas para pontos de controle de serviço (SCPs), a fim de descobrir os métodos de processamento de uma solicitação de serviço ou chamada.
Definirtec explica Ponto de troca de serviço (SSP)
Quando uma chamada é feita, os SSPs reagem enviando uma consulta a um banco de dados central conhecido como ponto de controle de serviço (SCP) para garantir que a chamada seja tratada. Os SSPs aplicam protocolos SS7 que tratam da configuração e do encerramento de chamadas com outros SSPs. Com a introdução da arquitetura de rede inteligente, a parte do serviço foi arrancada das centrais telefônicas e movida para outros nós de computador. Nessa nova estrutura, a central telefônica é chamada de SSP, enquanto o nó que inclui os serviços que controla o andamento da chamada é conhecido como SCP.
A maioria das funções do SSP são executadas vinculando um computador aos switches pré-existentes. Por meio do switch de voz, o computador recebe sinais para ativar a comunicação de mensagens SS7 exclusivas. Os SSPs podem ser usados para funções como serviços de roteamento aprimorados, redes privadas virtuais (VPNs), portabilidade de número, filtragem de chamadas, serviço de número pessoal, tele-votação e gerenciamento de chamadas pela Internet.
As vantagens dos SSPs incluem:
- Comutação altamente eficiente tanto em Multiplexação por Divisão de Tempo (TDM) convencional quanto em redes de última geração
- Densidade de embalagem que é combinada com uma base de aplicativos prontos para usar
- Suporte para uma combinação de interfaces VOIP e TDM que funcionam como um link entre domínios baseados em pacotes e TDM. Isso fornece uma mudança direta entre as redes tradicionais e as de próxima geração.
- Uma combinação de serviços de rede inteligentes e recursos de tratamento de chamadas, que contribui para o uso produtivo dos recursos da rede.