Definição – O que significa o Dangling Pointer?
Um ponteiro pendente em TI é um ponteiro no código que leva ao bloco de memória errado ou a algum destino não intencional. Em muitos casos, isso ocorre porque o objeto original para o qual o ponteiro está apontando foi excluído, movido ou substituído.
Definirtec explica Dangling Pointer
Em algumas linguagens de programação modernas, os ponteiros servem como referências válidas no código. Um ponteiro direciona o programa para um determinado destino de memória onde deveria haver um objeto correspondente. No entanto, sempre que o objeto for movido ou excluído, esse ponteiro aponta para um espaço vazio ou possivelmente não alocado. Isso levanta todos os tipos de questões. Em primeiro lugar, fazer referência ao endereço de memória incorreto pode fazer com que o aplicativo trave ou pode causar bugs graves e outros problemas indesejados. Além disso, na era dos ataques cibernéticos, os especialistas agora estão sugerindo que ponteiros pendentes podem ser explorados para hackers.
Além de um ponteiro no código, a frase “ponteiro pendente” também tem sido usada para falar sobre outros tipos de situações semelhantes na vida real: por exemplo, quando um número de telefone impresso vai para uma conexão que foi desconectada ou não está mais em uso. Um fenômeno semelhante a um ponteiro pendurado é a podridão de links na Internet, onde os hiperlinks apontam para destinos obsoletos ou desatualizados e os usuários recebem mensagens 404 ou outros erros.