Definição – O que significa Transparent Bridge?
Uma ponte transparente é um tipo comum de ponte que observa o tráfego de rede de entrada para identificar endereços de controle de acesso à mídia (MAC). Essas pontes operam de forma transparente para todos os hosts conectados à rede. Uma ponte transparente registra os endereços MAC em uma tabela que é muito parecida com uma tabela de roteamento e avalia essas informações sempre que um pacote é roteado para seu local. Uma ponte transparente também pode combinar várias pontes diferentes para inspecionar melhor o tráfego de entrada. As pontes transparentes são implementadas principalmente em redes Ethernet.
Definirtec explica Transparent Bridge
As pontes transparentes mantêm uma lista de endereços MAC, assim como os roteadores, com base nos endereços MAC de link de dados de origem de todos os quadros recebidos. Essas tabelas são usadas para consulta de endereço durante o encaminhamento de um quadro.
As pontes transparentes salvam e mantêm os endereços de rota de origem dos quadros recebidos ouvindo todas as pontes e hosts conectados. Eles usam um algoritmo de ponte transparente para fazer isso. O algoritmo tem cinco partes:
- Learning
- Inundação
- Filtragem
- Encaminhamento
- Evitando loops
Por exemplo, considere três hosts, A, B e C, e uma ponte com três portas. O host A está conectado à porta de ponte 1, o host B está conectado à porta de ponte 2 e o host C está conectado à porta de ponte 3. O host A envia um quadro para a ponte que é endereçado ao host B. A ponte verifica o endereço de origem do quadro e cria uma entrada de endereço e número de porta para o Host A em sua tabela de encaminhamento. A ponte então examina o endereço de destino do quadro, mas não o encontra em sua tabela de encaminhamento. Como resultado, a ponte envia o quadro para todas as outras portas (2 e 3). Isso é chamado de inundação. O quadro é então recebido pelo Host B e Host C, que também verificam o endereço de destino. O Host B reconhece uma correspondência de endereço de destino e envia uma resposta ao Host A.
No caminho de retorno, a ponte adiciona uma entrada de endereço e número de porta para o Host B à sua tabela de encaminhamento. A ponte já tem o endereço do Host A em sua tabela de encaminhamento, portanto, encaminha a resposta apenas para a Porta 1. Dessa forma, nenhum dos hosts da Porta 3 está sobrecarregado com os requisitos de resposta. Por meio desse processo, a comunicação bidirecional entre o Host A e o Host B é facilitada sem a necessidade de mais inundações.