A poluição eléctrica, também conhecida como “electricidade suja”, refere-se à presença de sinais eléctricos de alta frequência nas linhas eléctricas. Estes sinais podem interferir com o funcionamento normal do equipamento eléctrico, causando problemas como perda de dados, falhas no sistema e danos no equipamento. A eletricidade suja também pode causar problemas de saúde em pessoas que ficam expostas a ela por longos períodos de tempo.
Existem várias formas de reduzir ou eliminar os efeitos da poluição eléctrica. Uma delas é usar filtros que bloqueiam os sinais de alta freqüência. Outra é usar blindagem para evitar que os sinais cheguem ao equipamento. E finalmente, um aterramento adequado pode ajudar a dissipar os sinais para que eles não causem problemas. Como você sabe se a sua energia está suja? O primeiro passo é identificar que tipos de problemas de energia podem ocorrer no seu centro de dados. Os três tipos mais comuns de problemas de energia são:
1. A queda de tensão. 2. Picos de voltagem
3. Interrupções
Uma vez identificados os tipos de problemas de energia que podem ocorrer, você precisa monitorar a energia do seu centro de dados para esses problemas. Você pode fazer isso usando um monitor de qualidade de energia. Um monitor de qualidade de energia irá medir a voltagem e corrente da energia do seu centro de dados e irá identificar quaisquer problemas de energia que possam ocorrer.
Se você descobrir que a energia do seu centro de dados está suja, você pode limpá-la usando um equipamento de condicionamento de energia. O equipamento de condicionamento de energia pode limpar a energia filtrando o ruído e corrigindo a tensão. Quais são os sintomas de exposição excessiva aos campos eletromagnéticos? Não há uma resposta definitiva a esta pergunta, pois os efeitos da exposição aos campos eletromagnéticos variam de pessoa para pessoa. Algumas pessoas podem não experimentar efeitos adversos da exposição aos CEM, enquanto outras podem experimentar uma variedade de sintomas incluindo dores de cabeça, fadiga, tonturas e dificuldade de concentração.
Um protetor de surto ajudará com a energia suja?
A energia suja é um problema comum em centros de dados, e um protetor contra surtos pode ajudar a mitigar os efeitos da energia suja. No entanto, os protetores contra surtos não são uma cura – tudo para a energia suja, e outras estratégias de mitigação também podem ser necessárias, tais como o uso de condicionadores de energia.
A eletricidade suja faz ruído?
A eletricidade suja é um tipo de poluição elétrica que pode causar um zumbido ou zumbido em alguns casos. Esse ruído é causado por interferência elétrica de dispositivos que geram eletricidade suja, como luzes fluorescentes, computadores e telefones celulares. A eletricidade suja também pode causar o mau funcionamento ou a degradação dos dispositivos elétricos com o tempo.
Os painéis solares podem causar dores de cabeça?
Não há uma resposta definitiva a esta pergunta, uma vez que não há provas concretas ligando os painéis solares a dores de cabeça. No entanto, existem algumas explicações potenciais para o porquê dos painéis solares poderem causar dores de cabeça para algumas pessoas. Uma possibilidade é que o brilho do sol refletindo fora dos painéis pode causar tensão ocular, o que pode levar a dores de cabeça. Outra possibilidade é que os campos eletromagnéticos (CEM) emitidos pelos painéis solares podem perturbar o sistema elétrico natural do corpo, o que também pode causar dores de cabeça.
Há algumas coisas que você pode fazer para reduzir o risco de dores de cabeça se você acha que os painéis solares podem ser a causa. Se o brilho dos painéis está causando tensão ocular, tente usar óculos de sol ou colocar um dispositivo de sombreamento perto dos painéis. Se estiver preocupado com os CEM, você pode tentar afastar os painéis de áreas onde você passa muito tempo, ou usar um dispositivo de bloqueio de CEM.