Definição – o que significa polimorfismo ad hoc?
Polimorfismo ad hoc refere-se a funções polimórficas que podem ser aplicadas a diferentes tipos de argumentos conhecidos pelo mesmo nome em uma linguagem de programação. O polimorfismo ad hoc também é conhecido como sobrecarga de função ou sobrecarga de operador porque uma função polimórfica pode representar um número de implementações exclusivas e potencialmente heterogêneas, dependendo do tipo de argumento ao qual é aplicada.
Definirtec explica o polimorfismo ad hoc
O polimorfismo ad hoc define operadores que podem ser usados para diferentes tipos de argumento. Ele segue um mecanismo de despacho no qual o controle que se move de uma função nomeada é despachado para várias outras funções sem especificar a função que está sendo chamada. Essa sobrecarga de função permite que várias funções com diferentes tipos de argumento sejam conhecidas pelo mesmo nome que o compilador e o interpretador chamam a função certa. Por exemplo, no seguinte código:
int a, b;
float x, y;
printf (“% d% f”, a + b, x + y); O símbolo ‘+’ é usado de duas maneiras diferentes. Na expressão a + b, representa a função que adiciona dois inteiros. Na expressão x + y, representa a função que adiciona dois flutuadores. Assim, o polimorfismo ad hoc refere-se ao uso de um único nome de função para indicar duas ou mais funções exclusivas. O compilador decide qual função chamar dependendo do tipo de argumento.
O polimorfismo ad hoc é compatível com quase todas as linguagens de programação para operações integradas, como ‘+’, ‘-‘, ‘*’, etc.