Definição – O que significa Poka-Yoke?
Poka-yoke é um termo japonês para um processo que é traduzido em inglês como “à prova de erros”. Várias ferramentas e técnicas poka-yoke estabelecem uma melhor linha de base para processos livres de erros. O conceito de poka-yoke envolve limitar o número de opções incorretas possíveis, resultando em menos (ou nenhum) erro do usuário.
Definirtec explica Poka-Yoke
Poka-yoke, comumente atribuído ao Shigeo Shingo da Toyota, pode se referir a uma técnica ou procedimento, ou pode ser uma ferramenta física. Um exemplo fácil é um recurso em um ambiente de manufatura que pode funcionar para eliminar erros de manufatura. Se uma empresa tem uma determinada ferramenta de estampagem que evita a usinagem incorreta, esse seria um mecanismo poka-yoke.
Outros exemplos de recursos poka-yoke incluem departamentos de garantia de qualidade e processos de manufatura enxuta que restringem as possibilidades de como um resultado será. Em alguns casos, o mecanismo poka-yoke é usado apenas de uma maneira – como um cabo Ethernet que se conecta a uma porta específica, ou um disquete ou disco compacto que só entra na máquina de uma maneira. O conceito de poka-yoke evoluiu do conceito de “prova de idiotas”, em que criar menos escolha e design estreita o campo de possíveis erros do usuário. Tornou-se uma ideia muito útil no mundo da tecnologia, especialmente na fabricação, mas também na criação de processos de design com os usuários finais em mente.