Definição – O que significa Smart Dust?
O termo “poeira inteligente” em TI se refere a sensores microeletromecânicos (MEMS) muito pequenos. Mesmo que esses componentes individuais possam ser tão pequenos quanto o tamanho de um grão de areia, ou quase invisíveis ao olho humano, eles podem conter componentes como circuitos, sensores e tecnologias sem fio, bem como fontes de alimentação individuais.
Definirtec explica Smart Dust
A poeira inteligente pode detectar vibrações e outros fenômenos físicos em um espaço. Esses tipos de tecnologias, que agora estão geralmente em estágios de projeto, podem ser usados em muitos tipos diferentes de análise estatística ou coleta de informações. Eles normalmente seriam uma forma de crowdsource grandes quantidades de informações para determinar vários resultados estatísticos.
Em um sentido prático, os elementos de poeira inteligente operam próximos ou em nanoescala, definida como 1 a 100 nm. Muitos especialistas referem-se à poeira inteligente como um projeto em nanoescala ou como parte da nanotecnologia. À medida que esses tipos de projetos avançam por meio de alguns desafios de engenharia, eles podem ter um grande impacto em muitas indústrias em termos de automação e monitoramento.