Definição – o que significa potência reativa?
Em sistemas de rede elétrica, a energia reativa é a energia que retorna de um destino em direção à rede em um cenário de corrente alternada.
Em um sistema de corrente contínua, a tensão e a carga são estáticas e, para simplificar, a direção da energia é “unidirecional”, mas na corrente alternada, existem diferentes fases relacionadas a elementos do sistema como capacitores e indutores .
A energia reativa faz com que a energia volte para a grade durante as fases passivas.
A potência reativa também é conhecida como: alimentação fantasma.
Definirtec explica energia reativa
Outra maneira de explicar isso é que a potência reativa é a potência resultante em watts de um circuito CA quando a forma de onda da corrente está fora de fase com a forma de onda da tensão, geralmente em 90 graus se a carga for puramente reativa, e é o resultado de cargas capacitivas ou indutivas.
O trabalho real é feito apenas quando a corrente está em fase com a tensão, como em cargas resistivas. Um exemplo é alimentar uma lâmpada incandescente; em uma carga reativa, a energia flui em direção à carga metade do tempo, enquanto na outra metade a energia flui dela, o que dá a ilusão de que a carga não está se dissipando ou consumindo energia.
Três tipos de poder
A potência reativa é um dos três tipos de potência presentes nos circuitos carregados.
Poder verdadeiro
A quantidade real de energia em watts sendo dissipada pelo circuito
Potência reativa
A potência dissipada resultante de cargas indutivas e capacitivas medidas em volt-amperes reativos (VAR)
Poder aparente
A combinação de medida de potência reativa e verdadeira em volt-amperes (VA)
A energia reativa também é chamada de “alimentação fantasma” porque não é evidente para onde vai. É de conhecimento geral que as cargas reativas, como capacitores e indutores, não dissipam energia de forma que ela não seja usada para alimentá-los, mas medir a tensão e a corrente ao redor deles indica o fato de que eles diminuem a tensão e consomem corrente.
A energia dissipada por meio dessa queda de tensão e consumo de corrente está na forma de calor ou energia residual e não é realizada como trabalho real; portanto, os engenheiros têm procurado maneiras de diminuir isso. Por causa dessa alimentação fantasma, os condutores e geradores devem ser classificados e dimensionados de acordo para transportar a corrente total, incluindo o desperdício e não apenas a corrente que faz o trabalho real.
Um Pêndulo de Relógio
Alguns especialistas em energia falam sobre a potência reativa como parte do movimento de um capacitor que se assemelha ao movimento de um pêndulo de relógio de seu zênite ao nadir. Nessa analogia, conforme o pêndulo oscila, a corrente alternada fornece energia ativa a um dispositivo de destino. Conforme o pêndulo oscila de volta para baixo, a energia reativa está voltando para a grade para ser absorvida.
Nesses tipos de definições, os especialistas diriam que a energia reativa é a energia circulando para frente e para trás entre a fonte e a carga, especificamente, essa energia reativa “desaparece” de volta em direção a uma fonte. De certa forma, isso está relacionado ao atraso entre a corrente e a tensão. Além dos capacitores, compensadores VAr estáticos e condensadores síncronos podem ser usados para lidar com a potência reativa em um sistema.
A chave é colocar o equipamento de corrente reativa próximo às cargas de energia. Isso reduz a quantidade de corrente reativa que o sistema de distribuição tem para carregar uma distância particular.
Potência reativa na rede
A fim de lidar com as realidades da corrente alternada e das mudanças nos caminhos de energia, os planejadores se certificam de colocar em prática medidas de controle de tensão. Especialistas em energia apontam que mesmo uma mudança de 5% na voltagem de um determinado sistema pode causar apagões e outros problemas.
Para esse fim, muitos elementos de um sistema elétrico, como transformadores, podem passar da entrega para a absorção de energia reativa em fases. Mas aqueles próximos ao setor enfatizam que isso se tornará ainda mais importante à medida que mudarmos partes da rede elétrica americana para energias renováveis.
Energia reativa e renováveis
A energia reativa também é muito importante no contexto de nossas redes de energia em constante mudança.
Por muitas razões importantes, as energias renováveis como a solar e a eólica estão substituindo as fontes tradicionais de energia como carvão e gás natural. Mas isso pode ter ramificações para a rede elétrica como um todo.
“Uma onda de energias renováveis em uma rede sem massa rotativa suficiente pode causar sérios problemas: a energia sendo cortada em certas áreas em um esforço para trazer a demanda de volta ao fornecimento; e grandes usinas de energia sendo desconectadas da rede para evitar que fiquem sobrecarregadas ”, escreve Archie Robb da Renewable Energy World, descrevendo o princípio da“ inércia da rede ”e como isso se aplica ao manuseio de energia reativa em um sistema que está mudando para o renovável Construir.
Como as energias renováveis fornecem energia para a rede de maneira diferente, haverá mais demanda para microgerenciar a energia ativa e a reativa de acordo.