Definição – O que significa Plug and Play (PnP)?
Plug and Play (PnP) é uma tecnologia que permite ao sistema operacional detectar e configurar periféricos internos e externos, bem como a maioria dos adaptadores. Ele tem a capacidade de localizar e configurar componentes de hardware sem ter que redefinir as chaves DIP e jumpers. PnP também se refere a hot swapping, ou hot plugging, estruturas como Firewire ou pen drives USB e outros dispositivos.
Ao inicializar um PC, o PnP identifica os dispositivos periféricos conectados e regula as configurações internas adequadas, configurando os endereços de acesso direto à memória (DMA), solicitações de interrupção (IRQ) e de entrada / saída (I / O).
Definirtec explica Plug and Play (PnP)
A maioria dos dispositivos modernos possui BIOS compatível com PnP. Sistemas mais novos, como Firewire e USB, são construídos intencionalmente para suportar alterações nas configurações.
Para que o PnP funcione, ele requer suporte de software e hardware. O hardware utiliza um código de identificação, permitindo que seja identificado pelo software. O código de ID consiste em um código de quatro bits ou bits maiores contendo nomes e números de série. Antes da introdução da arquitetura padrão da indústria (ISA), o PnP não tinha um código de ID e não era muito confiável. As linhas IRQ e os endereços de E / S costumam ser configurados incorretamente, causando mau funcionamento. Quando o barramento de interconexão de componentes periféricos foi introduzido, o PnP finalmente se tornou confiável.