Definição – o que significa plataforma de desempenho de armazenamento?
Uma plataforma de desempenho de armazenamento é um novo paradigma de arquitetura para ambientes virtualizados. A premissa dessa nova abordagem de armazenamento é o uso de mídia do lado do servidor controlada por software integrado ao hipervisor, capaz de fornecer plataformas distribuídas ou em cluster com operações de I / O de leitura e gravação de armazenamento aceleradas. Essas novas plataformas fazem uso de soluções de armazenamento baseadas em flash ou RAM no próprio servidor, em oposição às soluções baseadas em disco mais lentas implementadas em uma malha de rede.
Definirtec explica a plataforma de desempenho de armazenamento
Uma plataforma de desempenho de armazenamento usa duas coisas que permitem fornecer desempenho superior às soluções de armazenamento atuais baseadas em rede. Em primeiro lugar, estão os recursos de computação do lado do servidor, como RAM ou flash, uma vez que oferecem muitas vantagens em termos de desempenho em comparação com soluções de armazenamento baseadas em rede. Uma vantagem é que esses recursos já estão muito próximos dos próprios aplicativos, de modo que podem realmente aproveitar o desempenho da mídia. Em comparação com as soluções atuais de armazenamento baseado em rede que podem residir em uma sala, prédio ou localização geográfica totalmente diferente, os recursos do lado do servidor fornecem melhor desempenho devido aos caminhos de E / S mais curtos. O armazenamento compartilhado implementado em uma malha não pode competir com o desempenho fornecido pela própria RAM que fica ao lado da CPU, ou pelo armazenamento flash que pode ser conectado usando interconexões de alta largura de banda. Como exemplo, os dispositivos de armazenamento flash PCIe atuais podem fornecer 250,000 IOPS reais com latência de microssegundos.
A segunda parte desta nova plataforma de armazenamento é um software integrado ao hipervisor instalado como módulos do kernel. Isso significa que o acesso de E / S aos recursos de armazenamento acelerado é feito como parte do kernel e não como um driver de preenchimento separado dentro de outra máquina virtual ou da própria máquina virtual. Dessa forma, problemas de programação e contenção são evitados completamente, o que significa que há mais taxa de transferência por tráfego de E / S. E como o software é um módulo do kernel, o caminho de I / O é garantido para ser o mais curto possível da aplicação até os dados solicitados, o que resulta no melhor desempenho possível. O armazenamento compartilhado atual que é acessado por meio de uma malha de rede nunca seria capaz de competir com a taxa de transferência de algo que está localizado dentro do próprio host / servidor.