Plataforma de aplicação como serviço (apaas)

Definição – O que significa Plataforma de Aplicativo como Serviço (aPaaS)?

A plataforma de aplicativo como serviço (aPaaS), ou simplesmente plataforma como serviço (PaaS), é um modelo de serviço de computação em nuvem, junto com software como serviço (SaaS) e infraestrutura como serviço (IaaS). Ele fornece aos usuários finais o hardware, sistemas operacionais, armazenamento ou capacidade de rede de que precisam na nuvem para poder executar aplicativos existentes ou desenvolver novos.

Definirtec explica a plataforma de aplicativo como serviço (aPaaS)

Produtos como EngineYard, VMForce e a nuvem do Google App Engine oferecem aPaaS. PaaS fornece aplicativos de software hospedados para clientes com baixo custo de entrada ou até mesmo gratuitamente. Ele simplifica os aspectos técnicos da criação e implantação de aplicativos porque é mais fácil de manter, é escalonável e é tolerante a falhas, permitindo que os usuários se concentrem em outras coisas. PaaS oferece muitas vantagens para usuários finais. Por exemplo, o sistema operacional pode ser aprimorado e atualizado com frequência e de uma vez, as equipes de desenvolvimento que estão geograficamente separadas podem trabalhar juntas em projetos de desenvolvimento de software por meio da nuvem e os serviços podem ser acessados ​​por meio de várias mídias e de qualquer lugar do mundo.

Embora o PaaS ofereça várias vantagens e benefícios, sempre haverá algum tipo de desvantagem. Uma é que a PaaS envolve algum risco de dependência do fornecedor, que se refere à incapacidade dos usuários de usar seus aplicativos de uma plataforma na plataforma de outro fornecedor, especialmente se a plataforma exigir interfaces de serviço exclusivas ou idiomas específicos. Outra desvantagem potencial é que a flexibilidade do serviço pode não atender às necessidades de alguns usuários finais.