Definição – o que significa plataforma de aplicativos?
Uma plataforma de aplicativo é a plataforma por meio da qual um aplicativo opera. Os aplicativos modernos contam com plataformas de aplicativos para convergir vários tipos de ferramentas necessárias para a construção, execução e produção bem-sucedidas de aplicativos para os usuários finais.
Definirtec explica a plataforma de aplicativos
Alguns especialistas dividem as plataformas de aplicativos em áreas de serviço – falando sobre ferramentas de desenvolvimento e sistemas operacionais, bem como execução e serviços de dados. As ferramentas de desenvolvimento são necessárias para o desenvolvimento de aplicativos – os serviços de execução garantem que os aplicativos possam ser implementados de maneiras específicas. Serviços de dados ou módulos de armazenamento armazenam as informações usadas por um aplicativo. Os sistemas operacionais permitem que o ambiente ofereça suporte ao aplicativo.
O uso de plataformas de aplicativos tem gerado muita conversa sobre novas maneiras de empacotar aplicativos de software em geral. Primeiro, houve a virtualização, em que as plataformas de aplicativos costumavam ser hospedadas em máquinas virtuais. Um novo modelo chamado virtualização de contêiner se tornou popular, onde as plataformas de aplicativos são alojadas em construções digitais chamadas contêineres – ao contrário das máquinas virtuais, os contêineres compartilham o kernel de um sistema operacional cliente. Isso permite uma multilocação mais eficiente em um servidor.
Os contêineres estão inovando as formas como as plataformas de aplicativos são construídas e usadas, promovendo uma abordagem de design de software ágil ou devops e até mesmo permitindo microsserviços, onde diferentes partes da plataforma de aplicativos são hospedadas em diferentes contêineres. Tudo isso permite que os engenheiros e desenvolvedores de hoje continuem pensando sobre a melhor forma de projetar e oferecer suporte aos aplicativos de software.