Definição – o que significa plataforma Android?
A plataforma Android é uma plataforma para dispositivos móveis que usa um kernel Linux modificado. A plataforma Android foi introduzida pela Open Handset Alliance em novembro de 2007. A maioria dos aplicativos executados na plataforma Android são escritos na linguagem de programação Java.
Definirtec explica a plataforma Android
A plataforma Android foi lançada em 2007 pela Open Handset Alliance, uma aliança de empresas proeminentes que inclui Google, HTC, Motorola, Texas Instruments e outras. Embora a maioria dos aplicativos executados na plataforma Android sejam escritos em Java, não há Java Virtual Machine. Em vez disso, as classes Java são primeiro compiladas no que são conhecidos como Executáveis Dalvik e executadas na Máquina Virtual Dalvik.
Android é uma plataforma de desenvolvimento aberta. No entanto, não é aberto no sentido de que todos podem contribuir enquanto uma versão está em desenvolvimento. Tudo isso é feito a portas fechadas no Google. Em vez disso, a abertura do Android começa quando seu código-fonte é lançado ao público depois de finalizado. Isso significa que, uma vez lançado, qualquer pessoa interessada pode pegar o código e alterá-lo como quiser.
Para criar um aplicativo para a plataforma, um desenvolvedor requer o Android SDK, que inclui ferramentas e APIs. Para reduzir o tempo de desenvolvimento, os desenvolvedores Android normalmente integram o SDK em IDEs (ambientes de desenvolvimento integrados) gráficos de usuários. Os iniciantes também podem usar o App Inventor, um aplicativo para criar aplicativos Android que podem ser acessados online.