O Plano Nacional de eGovernação (NeGP) é um plano ambicioso do Governo da Índia para disponibilizar todos os serviços governamentais aos cidadãos da Índia através de meios electrónicos. O Plano prevê um Governo Integrado, onde todos os departamentos e organizações governamentais trabalham em conjunto sem descontinuidades para fornecer serviços centrados no cidadão. O Plano também prevê serviços governo-a-governo (G2G) e governo-a-empresa (G2B) para eficiência e transparência.
O Plano Nacional de Governo Electrónico foi lançado em 2006 e encontra-se actualmente na sua segunda fase, que deverá estar concluída até Março de 2017. O Plano foi implementado de forma faseada, com vários projectos de eGovernação a serem implementados em diferentes partes do país.
O objectivo final do Plano Nacional de eGovernação é tornar todos os serviços governamentais acessíveis aos cidadãos da Índia através de meios electrónicos e tornar o governo mais eficiente e transparente. Quem introduziu o e-Governance? O termo “e-Governança” foi introduzido pela primeira vez num relatório publicado pelo Banco Mundial em 1997. O relatório definiu e-Governança como “o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na prestação de serviços governamentais, troca de informação e comunicação entre cidadãos e governo, e comunicação governo-a-governo”.
O relatório prosseguiu dizendo que o e-Governance “abrange todas as formas de comunicação electrónica, tais como a Internet, intranets, extranets e telemóveis”. Também inclui “comunicação não-electrónica, como linhas telefónicas directas”.
Quais são os benefícios do e-governance?
Há muitos benefícios potenciais da e-governança, incluindo maior eficiência, maior transparência e responsabilidade, e maior envolvimento dos cidadãos.
A e-governança pode ajudar as agências governamentais a serem mais eficientes nas suas operações, automatizando os processos e melhorando a comunicação e colaboração internas. Além disso, o e-governance pode tornar o governo mais transparente e responsável perante os cidadãos, proporcionando-lhes um acesso fácil à informação e aos serviços, e facilitando-lhes o feedback e a responsabilização dos funcionários. Finalmente, o e-governance pode aumentar o envolvimento dos cidadãos ao facilitar o seu envolvimento no processo de tomada de decisões e ao proporcionar-lhes mais oportunidades para que as suas vozes sejam ouvidas.
Qual é a visão do NeGP um projecto?
A visão do Plano Nacional de Governança Eletrônica (NeGP) é tornar todos os serviços governamentais acessíveis aos cidadãos da Índia através de uma única janela. O plano prevê a criação de uma estrutura que permitirá a prestação de serviços electrónicos aos cidadãos de uma forma conveniente, eficiente e transparente. O objetivo final é tornar o governo mais centrado no cidadão e responsivo às suas necessidades.
Que sector é abrangido pelo Plano Nacional de Governação Electrónica?
O Plano Nacional de Governação Electrónica (NEGP) foi lançado em 2006 com o objectivo de tornar todos os serviços governamentais acessíveis ao público através do uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC). O NEGP abrange uma vasta gama de serviços governamentais, incluindo educação, saúde, agricultura, entre outros.
Como é implementado o e-governance?
O e-governance é o processo de usar meios eletrônicos para prestar serviços governamentais, trocar informações ou participar de outras transações com cidadãos, empresas ou outras agências governamentais.
O governo electrónico pode ser implementado de várias formas, dependendo das necessidades da entidade governamental e dos recursos disponíveis. Alguns métodos comuns de implementação da e-governança incluem:
1. criação de um website ou portal: Este é talvez o método mais comum e básico de implementação da e-governança. Ao criar um website ou portal online, as entidades governamentais podem fornecer aos cidadãos acesso a informação e serviços 24 horas por dia, 7 dias por semana. Os websites e portais também podem ser usados para recolher feedback dos cidadãos, que pode ser usado para melhorar os serviços do governo.
2. implementar transacções online: As transacções online podem poupar tempo e dinheiro aos cidadãos e empresas, eliminando a necessidade de viajar até aos escritórios do governo para concluir as transacções pessoalmente. As transações online podem ser usadas para uma variedade de fins, tais como arquivar impostos, solicitar licenças ou autorizações e pagar multas ou taxas.
3. utilização das redes sociais: As redes sociais podem ser usadas para divulgar informações sobre serviços e iniciativas governamentais, assim como para recolher feedback dos cidadãos. As redes sociais também podem ser usadas para envolver os cidadãos no diálogo bilateral, o que pode ajudar a construir confiança e transparência entre o governo e o público.
4. o envio de mensagens de texto ou alertas por e-mail: Este método pode ser usado para lembrar aos cidadãos sobre prazos, tais como pagamento de impostos ou datas de renovação.