Definição – O que significa o Plano de Recuperação de Desastres do HIPAA (HIPAA DRP)?
Um plano de recuperação de desastres HIPAA (HIPAA DRP) é um plano formal que especifica as ações, processos e metodologias que devem ser adotados para proteger e restaurar registros eletrônicos de saúde (EHR) em caso de desastre natural ou não natural, calamidade ou evento semelhante.
Está entre os requisitos básicos da Lei HIPAA de 1996, que impõe a implementação das melhores práticas e medidas para proteger RSE.
Definirtec explica o plano de recuperação de desastres da HIPAA (HIPAA DRP)
O HIPAA DRP pode ser aplicado a todas as entidades que criam, armazenam ou processam registros eletrônicos de saúde de alguma forma. Isso inclui provedores de saúde, agências de assistência médica / seguro médico e câmaras de compensação. O plano HIPAA DRP deve especificar as operações e processos planejados de recuperação de uma emergência e movimentação de dados com segurança entre diferentes locais. O HIPAA DRP normalmente consiste em uma série de subplanos diferentes que trabalham juntos para garantir a proteção, integridade e disponibilidade do EHR. Isso inclui a análise geral da criticidade dos dados e seu impacto nos negócios, o plano de backup de dados, o plano de resposta a emergências e o planejamento de contingência. O HIPAA DRP também exige um programa regular de revisão / avaliação de DRP e credenciamento certificado por uma entidade interna ou externa.