Definição – O que significa Plano de Recuperação de Desastres (DRP)?
Um Plano de Recuperação de Desastres (DRP) é um plano de negócios que descreve como o trabalho pode ser retomado de forma rápida e eficaz após um desastre. O planejamento de recuperação de desastres é apenas parte do planejamento de continuidade de negócios e aplicado aos aspectos de uma organização que dependem de uma infraestrutura de TI para funcionar.
A ideia geral é desenvolver um plano que permita ao departamento de TI recuperar dados e funcionalidades do sistema suficientes para permitir que um negócio ou organização opere – mesmo possivelmente em um nível mínimo.
A criação de um DRP começa com uma proposta de DRP para obter suporte de gerenciamento de nível superior. Em seguida, uma análise de impacto nos negócios (BIA) é necessária para determinar quais funções de negócios são as mais críticas e os requisitos para colocar os componentes de TI dessas funções novamente em operação após um desastre, seja no local ou fora dele.
Definirtec explica o plano de recuperação de desastres (DRP)
Todos os funcionários devem ser informados sobre o DRP e, quando implementado, uma comunicação eficaz é essencial. O DRP deve incluir um backup de dados externo abrangente e um plano de recuperação dentro / fora do local.
O maior problema pode ser o fornecimento de um local alternativo com equipamento adequado, mas há muitos lugares onde o tempo do data center e a largura de banda podem ser alugados, portanto, esses arranjos também podem ser incluídos em um DRP. Algumas empresas podem operar a partir de apenas um único servidor, de modo que uma máquina de backup pode ser mantida em um local remoto e atualizada com um backup regular dos dados essenciais necessários à operação. Isso seria adequado para uma pequena organização, mas onde há mais computadores e um data center envolvido, é necessário fazer um plano mais extenso.
Um DRP pode exigir que os funcionários se mudem para um hotsite para retomar o trabalho, se o trabalho não puder ser realizado no local normal de negócios. Este hotsite é um local externo fornecido com o equipamento de informática e dados necessários para continuar o trabalho normal de uma organização.
É imperativo que as organizações não apenas desenvolvam um DRP, mas também o testem, treinem o pessoal e documentem-no adequadamente antes que ocorra um desastre real. Esse é um dos motivos pelos quais a hospedagem externa de todos os serviços de TI pode ser uma boa escolha para a proteção que fornecem; em situações de desastre, o pessoal pode acessar dados facilmente de um novo local, ao passo que realocar um data center com danos terminais e colocá-lo em operação novamente não é uma tarefa fácil.
Freqüentemente, um consultor especializado em planejamento de recuperação de desastres é contratado para ajudar as organizações a atender aos muitos detalhes que podem surgir durante esse planejamento de contingência.