Plano de dados

Definição – o que significa plano de dados?

O plano de dados é parte de uma rede por meio da qual os pacotes do usuário são transmitidos. É um termo teórico usado para conceituar o fluxo de pacotes de dados por meio de uma infraestrutura de rede. Freqüentemente, é incluído em diagramas e ilustrações para fornecer uma representação visual do tráfego do usuário.

O plano de dados também é conhecido como plano do usuário, plano de encaminhamento ou plano de transporte.

Definirtec explica plano de dados

Na arquitetura de rede, é prática padrão separar as informações que os usuários enviam das informações necessárias para processar os dados. O plano de dados é comumente contrastado com o plano de controle, que carrega informações sobre a própria rede. No contexto das telecomunicações, a palavra “avião” significa uma área de operações e é utilizada para distinguir entre os fluxos de tráfego.

Em implementações tradicionais, o que foi chamado de plano do usuário, plano de controle e plano de gerenciamento foram todos integrados ao firmware dos roteadores. O uso de pacotes para identificar e delinear informações digitais requer alguma forma de pesquisa de dados para determinar o destino do pacote.

As tabelas de roteamento e encaminhamento fornecem a resposta, e são parte integrante dos protocolos de roteamento que gerenciam o tráfego da rede. O plano de dados encaminha o tráfego para o próximo salto ao longo do caminho com base nas informações coletadas dos pacotes do plano de dados. Esses pacotes viajam por roteadores para criar conversas digitais de uma forma transparente para os usuários da Internet.

Na rede definida por software (SDN), o plano de dados é encontrado no software, e não no firmware. O desacoplamento do plano do usuário e do plano de controle permite maior flexibilidade e controle dinâmico em arquiteturas de rede de última geração.