Definição – O que significa o Plano de Continuidade de Negócios (BCP)?
Um plano de continuidade de negócios (BCP) é um plano para ajudar a garantir que os processos de negócios possam continuar durante um momento de emergência ou desastre. Essas emergências ou desastres podem incluir um incêndio ou qualquer outro caso em que os negócios não possam ocorrer em condições normais. As empresas precisam examinar todas essas ameaças potenciais e desenvolver BCPs para garantir a continuidade das operações caso a ameaça se torne realidade.
Um plano de continuidade de negócios envolve o seguinte:
- Análise de ameaças organizacionais
- Uma lista das principais tarefas necessárias para manter o fluxo de operações da organização
- Informações de contato de gerenciamento facilmente localizadas
- Explicação de onde o pessoal deve ir se houver um evento desastroso
- Informações sobre backups de dados e backup do site da organização
- Colaboração entre todas as facetas da organização
- Compromisso de todos na organização
Definirtec explica o Plano de Continuidade de Negócios (BCP)
Ao desenvolver um BCP, todas as ameaças que podem interromper os negócios regulares devem ser determinadas. A próxima etapa é determinar as tarefas mais significativas necessárias para continuar as operações. Quem são as pessoas necessárias e quais são as ferramentas e informações necessárias para continuar a operação?
Deve haver uma lista de pessoas na gestão e suas informações de contato incluídas no BCP. Essas pessoas devem ter as informações de contato umas das outras em casa. Se for impossível chegar ao escritório, eles devem ser capazes de entrar em contato e fazer planos para retomar as operações, tanto em escritórios domésticos como em locais externos. Isso inclui o uso de planos de backup de dados e recuperação de desastres.
Muitas pessoas precisam estar envolvidas na criação de um BCP. A responsabilidade pela criação de um BCP não deve recair sobre uma única pessoa.