Definição – O que significa Planejamento de Requisitos de Materiais (MRP)?
O planejamento de requisitos de materiais (MRP) é um tipo de planejamento focado no gerenciamento de processos em indústrias de manufatura. O MRP analisa a disponibilidade de materiais para produção e outras métricas relacionadas.
Definirtec explica o Planejamento de Requisitos de Materiais (MRP)
Um aspecto do planejamento de necessidades de material é o controle de estoque. Este tipo de manuseio de estoque interno é apenas mais um de um conjunto de metodologias, ferramentas e recursos que executivos corporativos e outros líderes usam para equilibrar a disponibilidade de recursos com a necessidade de manter estoques enxutos e evitar overstock. Compras mais inteligentes e mais supervisão do manuseio de materiais na cadeia de suprimentos em geral podem levar a maiores lucros para uma empresa e a processos mais eficientes que requerem menos gerenciamento e mão de obra adicionais.
Vários tipos de planejamento de requisitos de material incluem relatórios com base em resíduos físicos após os processos de fabricação e outros sistemas sofisticados que usam código de barras ou tecnologias de marcação para mostrar quantos materiais são usados em um determinado ciclo de produção. Os profissionais também falam sobre o “MRP da próxima geração”, onde ferramentas ainda mais novas permitem mais automação do gerenciamento da demanda de materiais. Por exemplo, recursos altamente computacionais podem analisar detalhes da cadeia de suprimentos e criar buffers para quaisquer mudanças que possam ocorrer em um processo de negócios. Tudo isso tem o objetivo de manter os processos de negócios em andamento de forma harmoniosa e automática, pois eles recebem os materiais de que precisam, quando precisam.