Definição – O que significa o Planejamento de Recursos Empresariais On-Premise (ERP On-Premise)?
O planejamento de recursos empresariais no local (ERP local) refere-se à decisão da empresa de fornecer software ERP internamente e mantê-lo em um escritório físico, em vez de solicitá-lo para entrega pela Web ou usando sistemas ERP hospedados e fornecidos por fornecedores .
À medida que a capacidade de oferecer sistemas hospedados em nuvem ou fornecidos pela Web cresceu, muitos fornecedores começaram a promover opções de ERP de Software como Serviço (SaaS) acessíveis. Ainda assim, algumas empresas preferem soluções de ERP locais por vários motivos.
Definirtec explica On-Premise Enterprise Resource Planning (On-Premise ERP)
O software ERP pode envolver muitos produtos diferentes, desde itens que lidam com folha de pagamento e contabilidade, até sistemas que analisam ou simulam processos de negócios ou que controlam inventário ou problemas de cadeia de suprimentos. Um dos maiores argumentos do ERP local está relacionado ao tipo de uso detalhado que uma empresa pode desejar de um conjunto de software. A ideia básica é que os sistemas hospedados ou em nuvem muitas vezes não permitem que os usuários do cliente modifiquem ou complementem o software de maneiras importantes, enquanto os sistemas ERP locais podem permitir que a equipe interna de TI ajuste e aprimore o software ou personalize-o de acordo com usos comerciais.
Em geral, os especialistas fazem a analogia entre SaaS ou ERP local e leasing versus possuir um ativo físico importante, como um veículo ou equipamento. Os benefícios e desvantagens de cada um são semelhantes: com ERP local, as empresas têm mais controle e propriedade, mas devem pagar custos substanciais antecipadamente, em vez de pagar taxas mensais básicas que continuarão a pagar enquanto usarem o conjunto de software . Este é outro elemento controverso do software ERP de sourcing. Muitas empresas gostam da ideia de pagar uma taxa mensal definida em vez de investir uma grande quantidade de dinheiro em sistemas ERP antecipadamente, enquanto outras reconhecem que as opções de SaaS podem ser mais caras no longo prazo.