Definição – O que significa Enterprise Resource Planning (ERP)?
O planejamento de recursos empresariais (ERP) é um método de utilização eficiente de pessoas, hardware e software para aumentar a produtividade e o lucro, simplificando os processos de negócios de uma empresa. O ERP pode incluir muitos aplicativos de software ou um único (mas mais complexo) pacote de software que dissemina facilmente os dados exigidos por dois ou mais departamentos de negócios exclusivos.
Definirtec explica o planejamento de recursos empresariais (ERP)
A necessidade de um software de planejamento de recursos empresariais (ERP) cresceu com a exigência das grandes empresas por uma solução centralizada para gerenciar todos os requisitos do sistema de informação. Um ERP pode consistir em muitos módulos de negócios diferentes, incluindo:
- Manufatura
- Recursos Humanos / Folha de Pagamento
- Venda
- Inventário
- Cadeia de suprimentos / parceiros
- Finanças e contabilidade
- CRM
Resumindo, uma solução ERP permite que cada departamento ou domínio de negócios seja gerenciado centralmente enquanto opera de forma independente. As vantagens incluem interoperabilidade de dados, maior comunicação e maior confiabilidade de dados por meio do uso de um único banco de dados.
O ERP também melhora a qualidade da tomada de decisões em toda a empresa. Por exemplo, um pedido personalizado pode passar do departamento de vendas para o controle de estoque e, em seguida, para o faturamento para finanças e manufatura. Ao usar um ERP, esse tipo de processo é uma série eficiente e contínua de eventos que permite fácil rastreamento de pedidos individuais.