Definição – o que significa o planejamento de recursos de manufatura (MRP II)?
O planejamento de recursos de manufatura (MRP II) é um tipo abrangente de planejamento para empresas de manufatura. É uma espécie de extensão do conceito original de planejamento de necessidades de material (MRP). Ele surgiu na década de 1980 para ajudar as empresas a lidar com processos dinâmicos. Ambos, MRP e MRP II, estão relacionados ao sistema de planejamento de recursos empresariais (ERP), que é um sistema de informações de negócios de nível superior que ajuda as empresas a planejar melhor e trabalhar com mais eficiência.
Definirtec explica o planejamento de recursos de manufatura (MRP II)
O planejamento de recursos de manufatura pode incluir várias ferramentas de software, bem como processos de suporte. É um conceito abrangente para gestão empresarial. As ferramentas podem incluir programações mestre de produção, faturamento avançado, recursos de produção, ferramentas de estoque e muito mais. Os processos de suporte podem incluir gerenciamento de contratos, coleta de dados de chão de fábrica, análise de vendas e muito mais.
Por meio do uso de diversas novas tecnologias, as empresas podem ajustar a forma como trabalham para melhorar a produtividade e a eficiência. Os sistemas de controle de estoque são um bom exemplo – agregando big data e analisando-os para inteligência de negócios, as empresas podem reduzir os níveis de estoque do armazém, para economizar nos custos de manutenção. Essa é apenas uma das maneiras pelas quais o MRP funciona para as empresas; outra forma envolve a melhoria das cadeias de abastecimento, bem como outras partes do ciclo de produção.