Definição – o que significa placa de som?
Uma placa de som é um componente de expansão usado em computadores para receber e enviar áudio. As placas de som são configuradas e utilizadas com a ajuda de um aplicativo de software e um driver de dispositivo. O dispositivo de entrada conectado para receber dados de áudio geralmente é um microfone, enquanto o dispositivo usado para a saída de dados de áudio geralmente são alto-falantes ou fones de ouvido.
A placa de som converte os dados de áudio digital recebidos em áudio analógico para que os alto-falantes possam reproduzi-los. No caso inverso, a placa de som pode converter dados de áudio analógico do microfone em dados digitais que podem ser armazenados no computador e alterados usando software de áudio.
As placas de som também são conhecidas como adaptadores de áudio.
Definirtec explica placa de som
Há muito tempo, os computadores eram originalmente capazes de produzir bipes usando uma faixa estreita de frequências. Esses bipes eram usados principalmente como alarmes de advertência.
O crescimento da multimídia criou a necessidade de um som de alta qualidade, tanto por motivos profissionais quanto de entretenimento. AdLib foi uma placa de som pioneira criada para atender a essa necessidade. O AdLib tornou possível o áudio programável, apresentando um modo de 9 vozes e um modo de percussão que pode ser usado com o software de composição AdLibs.
A introdução das placas de som Sound Blaster pela Creative Labs aumentou as capacidades das placas de som, permitindo a gravação e reprodução de áudio digital. Por esse motivo, a Sound Blaster é considerada a pioneira em placas de som de áudio digital. Essa funcionalidade elevada levou a uma evolução multimídia em computadores e aplicativos de software e resultou na Sound Blaster se tornando um produtor dominante de placas de som.
As placas de som continuaram a evoluir em termos de hardware e software. As placas de som modernas podem produzir som 3-D e som surround de alta qualidade cada vez mais. Jogos de computador e outros aplicativos estão sendo desenvolvidos para aproveitar ao máximo os novos recursos das placas de som.
O uso de placas de som é tão difundido que a maioria dos fabricantes de placas-mãe oferece placas de som embutidas para computadores. Os usuários avançados, no entanto, geralmente preferem personalizar usando cartões de expansão selecionados para atender às suas necessidades específicas, em vez de cartões genéricos integrados.