Definição – o que significa placa de expansão?
Uma placa de expansão é uma placa / placa eletrônica usada para adicionar funcionalidade extra a um computador. Ele é inserido em um slot de expansão na placa-mãe de um computador. As placas de expansão contêm conectores de borda que são usados para criar um link eletrônico entre a placa-mãe e a placa, permitindo assim que os dois se comuniquem.
Muitas classes diferentes de placas de expansão estão disponíveis, incluindo placas de som, placas de vídeo, placas de rede e assim por diante. Todos os cartões de expansão são usados para aprimorar a qualidade de suas funções específicas. Por exemplo, placas de vídeo são usadas para aprimorar a qualidade de vídeo em um computador.
As placas de expansão também são conhecidas como placas complementares ou placas de interface.
Definirtec explica o cartão de expansão
O objetivo básico das placas de expansão é aprimorar as capacidades existentes da placa-mãe. A adoção de placas de expansão ocorreu rapidamente no mundo da computação devido à capacidade dos usuários de personalizar o desempenho.
O primeiro computador com recursos de expansão, o Altair-8800, foi lançado em 1975. Após a estreia do Altair-8800, a Intel começou a fabricar slots de expansão em grande escala para uso no setor corporativo. A Intel lançou seu slot PCI como substituto do ISA em 1991. Em seguida veio o barramento AGP em 1997. O barramento AGP foi projetado especificamente para vídeo. Em 2005, tanto o PCI quanto o AGP foram substituídos pelo PCI Express.
Com a invenção do USB, o computador se tornou mais flexível, pois os dispositivos podem ser adicionados para aumentar o desempenho sem exigir o uso de um cartão de expansão. No entanto, placas de vídeo, placas de som e ainda são usadas para personalizar PCs.