Definição – o que significa Pixel?
Um pixel é a menor unidade de uma imagem digital ou gráfico que pode ser exibido e representado em um dispositivo de exibição digital.
Um pixel é a unidade lógica básica em gráficos digitais. Os pixels são combinados para formar uma imagem completa, vídeo, texto ou qualquer coisa visível na tela do computador.
Um pixel também é conhecido como elemento de imagem (pix = imagem, el = elemento).
Definirtec explica Pixel
Um pixel é representado por um ponto ou quadrado na tela de um monitor de computador. Pixels são os blocos básicos de construção de uma imagem digital ou display e são criados usando coordenadas geométricas.
Dependendo da placa gráfica e do monitor, a quantidade, o tamanho e a combinação de cores dos pixels variam e são medidos em termos da resolução da tela. Por exemplo, um computador com resolução de vídeo de 1280 x 768 produzirá no máximo 98,3040 pixels em uma tela de vídeo.
A propagação da resolução de pixels também determina a qualidade da exibição; mais pixels por polegada de tela do monitor produzem melhores resultados de imagem. Por exemplo, uma imagem de 2.1 megapixels contém 2,073,600 pixels, pois tem uma resolução de 1920 x 1080.
O tamanho físico de um pixel varia, dependendo da resolução da tela. Ele será igual ao tamanho do dot pitch se a tela estiver configurada para sua resolução máxima e será maior se a resolução for menor, pois cada pixel usará mais pontos. Por causa disso, pixels individuais podem se tornar visíveis, levando a uma imagem em blocos e grossa definida como “pixelizada”.
Os pixels são organizados uniformemente em uma grade bidimensional, embora alguns padrões de amostragem diferentes estejam disponíveis. Por exemplo, nas telas LCD, as três cores principais são amostradas em diferentes locais de uma grade escalonada, enquanto as câmeras digitais coloridas usam uma grade mais regular.
Em monitores de computador, os pixels têm formato quadrado, o que significa que as distâncias de amostragem vertical e horizontal são iguais. Em outros sistemas, como o formato widescreen anamórfico do padrão de vídeo digital 601, a forma de um pixel é retangular.
Cada pixel possui um endereço lógico único, um tamanho de oito bits ou mais e, na maioria dos dispositivos de exibição de última geração, a capacidade de projetar milhões de cores diferentes. A cor de cada pixel é determinada pela combinação específica dos três componentes principais do espectro de cores RGB.
Dependendo do sistema de cores, um número diferente de bytes pode ser alocado para especificar cada componente de cor do pixel. Por exemplo, em sistemas de cores de 8 bits, apenas um byte é alocado por pixel, limitando a paleta a apenas 256 cores.
Nos sistemas de cores comuns de 24 bits usados para quase todos os monitores de PC e telas de smartphones, três bytes são alocados, um para cada cor da escala RGB, levando a um total de 16,777,216 variações de cores. Um sistema de cores profundas de 30 bits aloca 10 bits de vermelho, verde e azul para um total de 1.073 bilhão de variações de cores.
No entanto, como o olho humano não consegue discriminar mais de dez milhões de cores, mais variações de cores não necessariamente adicionam mais detalhes e podem até levar a problemas de faixas de cores.