Definição – O que significa Volume Pixel (Volume Pixel ou Voxel)?
Um pixel volumétrico (pixel de volume ou voxel) é o equivalente tridimensional (3D) de um pixel e o menor elemento distinguível de um objeto 3D. É um elemento de volume que representa um valor de grade específico no espaço 3D. No entanto, como os pixels, os voxels não contêm informações sobre sua posição no espaço 3D. Em vez disso, as coordenadas são inferidas com base em suas posições designadas em relação a outros voxels circundantes. Pode-se comparar pixels de volume a tijolos, que são empilhados e usados para construir estruturas maiores. Neste cenário, cada tijolo é colocado um ao lado do outro, mas os tijolos não são definidos.
Definirtec explica Volume Pixel (Volume Pixel ou Voxel)
Os pixels de volume são usados como blocos de construção para formar um objeto 3D maior. Como os tijolos empilhados, os voxels não contêm informações específicas sobre as coordenadas de seus eixos. Em vez disso, eles têm algumas informações sobre sua localização relativa em relação aos voxels próximos e são considerados pontos únicos no espaço 3D. Eles são bons para representar formas de amostra regulares que não são homogeneamente preenchidas, ao contrário de polígonos e pontos, que são apresentados explicitamente pelas coordenadas de seus pontos (vértices). Os polígonos representam formas 3D simples com mais eficiência, criando as superfícies e usando uma grande quantidade de espaço preenchido de forma homogênea.
Os voxels têm a capacidade de conter vários valores escalares (dados vetoriais), como densidade, opacidade, cor e vazão volumétrica. Assim, eles são usados extensivamente para visualização e análise de dados científicos e médicos de dispositivos como scanners de tomografia computadorizada e máquinas de raio-x / ultrassom. Alguns motores de jogo também usam voxels e dados volumétricos para criar terreno e vegetação.