Definição – o que significa Python?
Python é uma linguagem de programação multiparadigma, de uso geral, interpretada e de alto nível. Python permite que os programadores usem diferentes estilos de programação para criar programas simples ou complexos, obter resultados mais rápidos e escrever códigos quase como se estivessem falando em uma linguagem humana. Alguns dos sistemas e aplicativos populares que empregaram Python durante o desenvolvimento incluem Google Search, YouTube, BitTorrent, Google App Engine, Eve Online, Maya e máquinas iRobot.
Definirtec explica Python
O desenvolvimento inicial do Python foi liderado por Guido van Rossum no final dos anos 1980. Hoje, ele é desenvolvido pela Python Software Foundation. Como Python é uma linguagem multiparadigma, os programadores Python podem realizar suas tarefas usando diferentes estilos de programação: orientada a objetos, imperativa, funcional ou reflexiva. Python pode ser usado em desenvolvimento Web, programação numérica, desenvolvimento de jogos, acesso a porta serial e muito mais.
Existem dois atributos que tornam o tempo de desenvolvimento em Python mais rápido do que em outras linguagens de programação:
- Python é uma linguagem interpretada, o que exclui a necessidade de compilar o código antes de executar um programa, porque o Python faz a compilação em segundo plano. Como Python é uma linguagem de programação de alto nível, ela abstrai muitos detalhes sofisticados do código de programação. Python se concentra tanto nessa abstração que seu código pode ser compreendido pela maioria dos programadores novatos.
- O código Python tende a ser mais curto do que códigos comparáveis. Embora o Python ofereça tempos de desenvolvimento rápidos, ele fica um pouco atrasado em termos de tempo de execução. Em comparação com linguagens de compilação completa como C e C ++, os programas Python são executados mais lentamente. É claro que, com as velocidades de processamento dos computadores hoje em dia, as diferenças de velocidade geralmente são observadas apenas em testes de benchmarking, não em operações do mundo real. Na maioria dos casos, Python já está incluído em distribuições Linux e máquinas Mac OS X.