Definição – O que significa Software Pirate?
Um pirata de software é alguém que está envolvido na pirataria de software. A pirataria de software é o princípio geral de uso ou acesso não autorizado a produtos e serviços de software.
Definirtec explica o software pirata
Segundo algumas estimativas, o software pirata compreende mais de um terço de todo o software ativo em uso no mundo. A vasta quantidade de software pirata e as muitas maneiras pelas quais o software pode ser pirateado fizeram da segurança antipirataria uma grande indústria. Onde o conteúdo digital tem diferentes estratégias de gerenciamento de direitos digitais (DRM) aplicadas para protegê-lo da pirataria, os sistemas de software podem ser especialmente vulneráveis a esse tipo de roubo.
Um tipo de pirataria de software envolve o download ilegal de programas de software usando redes que facilitam esse tipo de compartilhamento não autorizado. Outros tipos de pirataria de software envolvem a obtenção de códigos de acesso proprietários. Isso geralmente é chamado de software de “cracking”.
À medida que mais produtos de software são vendidos por meio de protocolos de entrega da Web ou modelos de software como serviço, muitos piratas de software agora se concentram na quebra de senhas para acessar produtos e serviços. Novos relatórios mostram trabalho em software de quebra de senha altamente avançado que pode descobrir senhas de usuário de todos os tipos de maneiras sofisticadas. Os profissionais de segurança precisam estar um passo à frente desses esforços de engenharia reversa ou desbloqueio de software para combater a pirataria.